Nesta semana firmamos uma parceria promissora com UCS – Universidade de Caxias do Sul e lançamos o 1º Concurso PATCHWORK – TENDÊNCIA SUSTENTÁVEL aos estudantes dos cursos de Moda, Design.

O projeto tem a finalidade de introduzir o patchwork nas criações de moda, design e artes incentivando a sustentabilidade através da reciclagem, do reaproveitamento e upcycle. Bem como, propiciar o contato direto com mercado de produtos, equipamentos e serviços relacionados a arte têxtil, assim como acesso as técnicas próprias para esta costura.

Será disponibilizado um molde igual para todos e cada estudante fará sua peça de acordo com sua criatividade. A avaliação das peças será feita por uma comissão de avaliadores convidados pela QuiltBrasil em parceria com a Universidade de Caxias do Sul e serão avaliados os seguintes critérios:

  • Originalidade (solução criativa e composição harmoniosa de cores e formas)
  • Impacto visual
  • Qualidade da confecção (boa execução da técnica e finalização da peça).
  • Preocupação com reciclagem, reaproveitamento e upcycle
  • Aparência Geral (qualidade da passadoria da peça).

O primeiros lugares serão premiados com máquina de costura, cursos, oficinas e cirandas e todos os alunos inscritos receberão passaportes para participar dos 4 dias do evento. Todas as peças inscritas estarão em exposição na Mostra do Concurso “Patchwork – Tendência Sustentável.” que acontecerá durante a realização do evento, de 21 a 24 de setembro de 2022 no Centro de Eventos de Nova Petrópolis/RS.

Acreditamos na força e talento dos jovens, parcerias como essa impulsionam a continuidade das técnicas milenares do patchwork, permitem vislumbrar novos caminhos e fortalecem a arte têxtil.

Acompanhe nossas redes sociais, curta e compartilhe. Te esperamos em setembro, em Nova Petrópolis, para um grande encontro!